Nosso mercado anda cada vez mais competitivo e seletivo, e o planejamento se tornou uma ferramenta indispensável para o sucesso organizacional e de qualquer projeto. É com esse plano que você consegue definir as metas dos seus projetos e o que será necessário para que seus objetivos sejam atingidos.

Confira nossas dicas!

1. Realize um diagnóstico externo

O primeiro passo é realizar um diagnóstico para compreender os elementos externos, seja da obra ou da empresa, que influenciam diretamente a tomada de decisões da liderança. A investigação do ambiente externo precisa considerar 2 níveis: o macro e o micro.

O primeiro é composto por tudo que está mais distante da empresa, como os aspectos políticos, econômicos e as novas tecnologias. O segundo, mais próximo, é composto pelos clientes, fornecedores e concorrentes. Esse diagnóstico permite que você consiga identificar as oportunidades e ameaças existentes no mercado.

2. Análise o ambiente interno

Na análise do ambiente interno, é necessário considerar as forças e fraquezas da empresa, para gerenciar, corrigir e melhorar o sucesso organizacional. Para isso, uma boa matriz SWOT se torna uma ótima ferramenta.

Identifique como fraquezas aquilo que sua empresa deixa a desejar quando o tema é novos projetos. Podem ser problemas como funcionários desmotivados, instalações inadequadas ou falta de controle de insumos, por exemplo.

Já as forças, são as competências que você ou sua empresa conquistaram e que devem ser mantidas ou melhoradas, como uma boa cartela de clientes, tecnologias atualizadas e equipes bem desenvolvidas.

3. Defina as principais metas que devem ser atingidas

De fato, boas metas funcionam como uma bússola para o time de trabalho. Assim é possível alinhar os funcionários e fazer com que todos trabalhem juntos para atingir os objetivos.

Além disso, busque sempre elaborar metas inteligentes e desafiadoras que sejam objetivas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com tempo bem definido (geralmente mensal ou trimestral). Coloque essas metas em seu planejamento e comunique toda a equipe sobre isso.

4. Desenvolva o plano de ação

O plano de ação consiste no documento que define o passo a passo para o alcance das metas. Nele são identificados recursos como por exemplo: pessoal, tecnologia, tempo, treinamento, espaço, dinheiro, entre outros. Estes serão necessários para conseguir os resultados esperados.

Enfim, elabore um plano de ação simples e que considere a opinião das pessoas que o executarão. Estruture as etapas, e então, cada ação em pequenos passos, especificando papéis e responsabilidades. É importante manter a flexibilidade desse plano, afinal imprevistos acontecem.

Agora que já sabe como elaborar um bom planejamento estratégico, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossas novidades. Vamos lá!


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