A engenharia é uma ciência milenar, e ao longo da sua existência, diversas revoluções ocorreram que transformaram o mundo. É claro que a mais impactante delas foi a revolução tecnológica que nos trouxe computadores de alta performance para dentro de nossas casas.

Esse aumento no poder de processamento das máquinas trouxe consigo novas possibilidades de melhorar os trabalhos de diversos profissionais, e foram criadas diversas ferramentas que hoje são essenciais a qualquer projeto ou engenheiro estrutural. Conheça algumas delas:

MatLAB

O MATrix LABoratory é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico e construção de gráficos. É uma plataforma que mescla a alta usabilidade de softwares de computação técnica e programação com uma interface de aplicativo para facilitar o uso e integrar com outros softwares.

Cálculos que antes levariam horas de trabalho podem ser desenvolvidos de maneira simples por esse software.

Revit

O Revit é um Software BIM (Building Information Model) voltado para a arquitetura, engenharia e urbanismo. Hoje, faz parte do catálogo da empresa Autodesk que oferece outras soluções do ramo. O Revit permite a projeção de edifícios e estruturas em 3D sendo possível acessar elementos e informações de construção a partir do banco de dados do modelo. O Revit possui ferramentas para planejar os vários estágios no ciclo de vida do edifício, desde o conceito até a construção e, posteriormente, manutenção e/ou demolição.

O Revit funciona para que diversos profissionais possam trabalhar ao mesmo tempo no mesmo projeto, de forma que uma alteração é automaticamente atualizada no projeto como um todo, evitando o retrabalho.

Outra característica do Revit é a compatibilidade com projetos 2D de outra plataforma CAD, o que permite uma maior praticidade ao trabalhar com diversos softwares.

AutoCad

Mais um software da AutoDesk, o AutoCad é um programa de CAD, Computer Aided Design, ou Desenho Assistido por Computador e permite desenhos e projetos em 2D e 3D de estruturas diversas, desde o projeto de um edifício a projetos de engenharia elétrica.

Sendo o mais antigo, também é o mais conhecido, muito popular nas faculdades de engenharia e contém um conjunto de ferramentas para auxiliar o desenvolvimento do desenho técnico de um projeto.

SketchUp

O SketchUp é mais um software de desenho digital mas sendo próprio para a criação de modelos em 3D.

Mais novo e mais barato, tem uma interface mais intuitiva e amigável. Conta com uma inteligência que dá informações em tempo real como simulações de luz do dia e consumo de energia. Possui uma plataforma virtual o que permite que projetos sejam acessados mesmo por tablets ou smartphones em qualquer lugar, além de ter compatibilidade com diversos outros softwares.

SAP 2000

O SAP2000 é um programa de elementos finitos, com interface gráfica 3D orientado a objetos, preparado para realizar, de forma totalmente integrada, a modelação, análise e dimensionamento do mais vasto conjunto de problemas de engenharia de estruturas.

Conhecido pela flexibilidade quanto ao tipo de estruturas que permite analisar, pelo poder de cálculo e fiabilidade de resultados, o SAP2000 é a ferramenta de trabalho diária para inúmeros engenheiros.

TQS

TQS é uma empresa brasileira, presente a mais de 30 (trinta) anos no mercado e o software mais utilizado nos grandes escritórios no Brasil para dimensionamento de estruturas de concreto armado, pré-moldado, protendido e alvenaria estrutural.

Dentre os softwares do mercado, o TQS é o único que contempla várias etapas do projeto. Desde a concepção, análise estrutural, dimensionamento, detalhamento e emissão de plantas. Um diferencial do TQS é a parte de análise estrutural, montando um modelo matemático analítico da estrutura.

Esses são alguns dos softwares mais usados por engenheiros, e seus usos variam e se complementam, sendo essenciais para todos os engenheiros.