Do momento da chegada do projeto até a entrega da estrutura, há uma atividade que não para em momento algum: A Gestão!

Uma gestão eficiente de um projeto garante prazos, preços e resultados, mas, como manter a gestão de forma eficiente de um projeto tão grande quanto um projeto de engenharia?

Trata-se o desenvolvimento de um projeto como uma série de processos compartilhados entre os profissionais responsáveis. Assim, mecanismos que assegurem a qualidade geral desses processos para a empresa é indispensável. Da mesma forma, é importante também que cada profissional envolvido esteja comprometido com as diferentes etapas para garantir a qualidade do trabalho realizado.

Através de uma boa gestão, possibilita-se que todos os participantes tenham uma visão global do processo, e suas responsabilidades definidas claramente e de maneira sistêmica. Com isso, tende-se aumentar a transparência do processo e facilitar a troca de informações entre os mesmos, bem como a implementação da melhoria contínua.

Segundo (TZORTZOPOULOS, 1999), é possível também reduzir o tempo total de desenvolvimento de um projeto a partir da definição clara das atividades e de suas relações de precedência, permitindo a criação de vantagem competitiva em resposta a pressões de mercado, da diminuição dos custos em função da diminuição das perdas, e do melhor direcionamento dos produtos para o atendimento das necessidades do cliente final.

A melhor gestão do mercado para o seu projeto estrutural você encontrará na RM!

Até o próximo post!

Referência bibliográfica:

TZORTZOPOULOS. Patrícia. Contribuições para o desenvolvimento de um modelo do processo de projeto de edificações em empresas construtoras incorporadoras de pequeno porte. Porto Alegre, 1999. 163 p. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.