A melhor característica do Concreto é a sua resistência a compressão. A melhor característica do Aço é a sua resistência à tração.

Quando combinados damos o nome de concreto armado que se vale das vantagens desses dois materiais para fazer uma estrutura mais resistente para a sua construção.

Pensando na física que faz do concreto armado uma peça e tanto na construção do seu projeto, foi criado o sistema de Protensão, que utiliza pistões de aço para tensionar as vigas antes do preenchimento do concreto e dar ainda mais resistência às estruturas.

Atualmente, peças de concreto Protendido têm visto muito uso em construção de grandes estruturas como prédios comerciais por tratarem-se de peças pré moldadas de altíssima resistência, permitindo o encaixe perfeito em todos os projetos. Devido à sua capacidade de criar amplos ambientes, é uma preferência em casas de espetáculos por conta de sua propriedade acústica.

O sistema apresenta também diversas vantagens como a diminuição da corrosão do aço e aumento da vida útil da estrutura, possui uma construção rápida e permite maior controle de qualidade, por conta das necessidades especiais desse tipo de técnica. Um concreto armado comum não conseguiria fazer a estrutura necessária em torno do aço, portanto, o controle de qualidade é necessário para garantir que as forças de tração que são aplicadas devido aos pistões estejam corretas. Com essas forças aplicadas o material apresenta ainda mais rigidez em relação a um concreto armado comum.