Cada vez mais as pessoas que procuram imóveis residenciais buscam lançamentos e projetos sustentáveis, que considerem as fontes de energia limpa, utilização inteligente dos recursos e preocupação com questões ambientais. Inclusive, observamos que projetos de edifícios que consideram essas questões, promovem uma valorização do m².

Mesmo assim, na construção civil ainda são observados impactos ambientais em todas as etapas da obra. Desde a utilização de materiais até a demolição da edificação, onde ocorrem desperdícios de recursos. Ainda na etapa da construção, frequentemente são demandados materiais com alta emissão de carbono, poluentes, além do alto consumo de água e energia em processos específicos.

Por isso, a preocupação do uso racional dos recursos é muito importante, uma vez que os impactos negativos além de afetarem a qualidade de vida nas cidades, também acabam por não promover uma valorização tão grande da construção.

O BIM possibilita um ciclo evolutivo de processos com menor impacto ambiental e maior eficiência. Por meio do BIM, é possível, por exemplo, realizar uma simulação energética - a partir da criação do modelo virtual do edifício, diversos sistemas e componentes podem ser analisados, de modo a estimar o consumo e o custo da energia e o conforto térmico.

Além disso, é possível também calcular custos da instalação de sistemas de energia solar, sistemas de reutilização de água - e tudo isso contribui não apenas com o meio ambiente, mas com a redução dos custos mensais para os moradores do edifício, representando uma grande vantagem competitiva desse tipo de lançamento.

A missão da RM é transformar o mercado de projetos e gerar valor para os nossos clientes, equipes e sociedade, através da nossa cultura e soluções de engenharia altamente inovadoras, eficientes e sustentáveis.

#bim #sustentabilidade #eficienciaenergetica #engenhariasustentavel #engenharia #construção #engenhariacivil #obra #rmacademy #rmmais #rmsempremais #engenhariaestrutural