Nós começamos a investir em gestão de projetos na RM muito cedo, porque sabíamos que se não investíssemos, nosso crescimento estaria limitado.

No início buscamos alguns softwares de gestão prontos, alguns até utilizados por outros escritórios, mas nenhum deles atendia o que nós estávamos buscando.

Foi aí então que revolvemos criar o nosso. Desenvolvemos nosso próprio software de gestão e o chamamos de METACRON, uma mistura de cronograma com meta.

A partir do momento que a gente fecha um projeto na RM, esse projeto é cadastrado no METACRON, com todas as informações pertinentes a ele. Informações como etapas de projeto, gestor do projeto, dados de faturamento do cliente, etc.

A partir daí a gente inicia o atendimento, envia um briefing através do METACRON também para o nosso cliente preencher com as premissas de obra. Essas premissas ficarão salvas do início até o fim do atendimento daquele projeto, e são informações como por exemplo: tipo de bloco, rebaixo em varanda, etc.

A partir daí vamos adicionando atividades relacionadas a cada etapa de projeto de acordo com as necessidades e solicitações do cliente. Cada atividade tem prazo pré-calculado com base em algoritmos no sistema e também margem de erro, também calculado com base em algoritmos e análise de dados históricos.

Ou seja, cada atividade no METACRON tem data para começar e terminar, e um escopo também pré-definido pelo gestor do projeto.

Hoje já estamos utilizando a versão 3 do METACRON. Os dados extraídos do sistema nos permitem ter um levantamento preciso de custo de cada projeto, de cada etapa, um melhor dimensionamento de prazos e de entregas e também um dimensionamento preciso de equipes de trabalho. Se eu tenho todos os meus projetos lançados no METACRON com prazos calculados, logo eu tenho também um cálculo de quantas pessoas, quantos engenheiros a gente vai precisar para atender a nossa carteira de projetos.

Com relação a metodologias ágeis, nós utilizamos kanban na RM em todas as áreas, principalmente na equipe de inovações, que está trabalhando constantemente em novos projetos.

São projetos que envolvem programação como elaboração de calculadoras próprias, automatização de processos e aprimoramento de modelos em BIM.

Neste caso, os projetos e atividades são colocados em colunas como: to do, doing e done. E colocados em prioridades. A partir daí, fazemos um acompanhamento diário de tudo.

Hoje acreditamos que investir em gestão de projetos foi fundamental na RM, pois nos permitiu chegar onde estamos de forma sustentável, e o melhor, projetar no futuro um crescimento ainda maior.