TQS é uma empresa brasileira, presente a mais de 30 (trinta) anos no mercado e o software mais utilizado nos grandes escritórios no Brasil para dimensionamento de estruturas de concreto armado, pré-moldado, protendido e alvenaria estrutural.

Quais as principais funcionalidades?
Dentre os softwares do mercado, o TQS eu acho que é o único que contempla várias etapas de projeto. Desde a concepção, análise estrutural, dimensionamento, detalhamento e emissão de plantas.

Se fosse para citar a principal funcionalidade do TQS, eu citaria a parte de análise estrutural, que é você pegar uma estrutura e montar um modelo matemático analítico dela.

Onde é utilizado? Como é utilizado na RM?

TQS ele é utilizado mais em edificações convencionais de concreto armado, protendido, alvenaria estrutural e pré-moldado.

Na RM a gente usa 100% nos edifícios de concreto armado e também utilizamos alguma parte para alvenaria estrutural. A partir do momento que nós fechamos o projeto, nós recebemos as arquiteturas e a partir desse momento nós fazemos vários estudos visando sempre conceber estrutura mais econômica e com a maior garantia para o cliente, a mais segura. De certa forma, fazemos vários estudos, vários modelos até a gente fechar o modelo e a partir daí começar a trocar informações com a construtora e com quem vai compatibilizar o projeto até
chegarmos no modelo 100% compatível.

Depois, numa próxima etapa a gente pega esse modelo fechado e começar a dimensionar os elementos (viga, pilar, laje) e gerar desenhos, emitir as plantas e é isso ai!

Como é feita a verificação/validação dos resultados finais gerados pelo TQS?

A principal característica do TQS é ser um software totalmente aberto, ele solta um resultado e você consegue verificar cada item do resultado para ver se está ou não coerente. A gente fala que o TQS não é uma caixa preta, têm alguns softwares que são, não é o caso do TQS.

Por mais complexo que seja o modelo, sempre é possível você ir lá, recortar um trechinho do modelo, simplificar ele e até conseguir validar o resultado através de um cálculo na mão mesmo. O TQS solta um resultado, a gente sempre verifica e vê se está coerente. Além disso, com a experiência e com a prática, você acaba tendo uma sensibilidade estrutural, você já sabe mais ou menos como tem que ser a resposta daquele tipo de estrutura.

Como é a interação entre o Engenheiro Calculista e o TQS?

Quando você processa o modelo no TQS, ele gera um modelo matemático, a partir do modelo matemático ele gera, dimensiona e detalha os elementos estruturais (viga, pilar e laje). Esse desenho de detalhamento seria um V0 pra gente. Nós pegamos esse desenho e vamos editando e colocando alguns detalhes manuais utilizando o próprio editor do TQS. A partir disso a gente monta as plantas, gera os desenhos e manda para a obra.

A TQS hoje é nosso principal fornecedor de softwares. Nós temos mais de 20 (vinte) licenças com eles, para várias modalidades, então estamos aptos a trabalhar com os nossos clientes em todas as tipologias estruturais.