O uso de BIM para projetos se relaciona com todo o ciclo de vida da edificação. Com o BIM temos um modelo 3D com informações e funcionalidades, e uma das principais vantagens é a análise de possíveis interferências, detecção de conflitos, entre outros. Podendo prever problemas e pensar em soluções para interferências físicas dentro da construção, identificadas por uma construção virtual.

Mas esse modelo ainda suporta outras variáveis, como o tempo e custos. Dessa forma temos uma plataforma ideal para o planejamento inteligente da obra. Nos permitindo o cálculo de orçamentos mais assertivos e um cronograma mais realista, dadas as informações contidas no modelo.

Com essa quantidade de informações, e unindo o trabalho a outras ferramentas, o profissional de orçamento ganha uma nova perspectiva, podendo analisar de forma estratégica os dados, e não mais perdendo tempo para extrair as informações de diversas fontes.

Tradicionalmente, o orçamento ainda é feito de forma manual em diversos escritórios, de forma que demanda muito tempo e atenção e corre o risco de ocasionar problemas caso algo passe despercebido. Por ser manual, o método é impreciso e sujeito a erros.

Já usando BIM para a geração de orçamentos, com a possibilidade de gerar um modelo 3D do edifício já com informações de insumos, é possível extrair de forma automática os valores com auto nível de precisão. Ferramentas como o Revit, ArchiCAD ou Vectorworks, por exemplo, possuem funcionalidades para extração desses dados.

O orçamento é muito mais amplo e abrangente do que uma estimativa de custo, ele também está relacionado ao setor de compras, medições de serviços, planejamento de mão de obra, definição de cenários de apoio, tomada de decisão e a geração de cronogramas físico-financeiro. Por isso, é fundamental estar atualizado com essas tendências e entregar o melhor para o mercado e, é claro, para o seu cliente.