Analisar o mercado é saber onde estamos e para onde vamos. E analisar as tendências é saber como chegaremos lá sempre estando preparados para a inovação e o progresso! Venha conferir as tendências para a área de construção civil nos próximos anos:

Tendências para a Construção Civil nos próximos anos.

Com os avanços na sociedade e novas tendências tomando conta de diversas áreas, a Construção Civil não é diferente, todas as mudanças que ocorrem impactam diretamente o mercado e introduzem novidades que podem ser moda em alguns anos, aqui seguem algumas tendências que já são ou serão nos próximos anos ainda mais populares no meio da construção civil.

1- Automação

A ideia de “casa do futuro” já é uma realidade palpável, diversos eletrodomésticos já possuem funções de automação, mas na engenharia civil, pensamos em um escopo maior, com a automação de iluminação, minimização de falhas humanas, custos operacionais e otimização de construção e funcionamento das estruturas. Cada vez mais, a automação estará presente nos projetos!

2 -Sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável é uma regra já há alguns anos. Mas a preocupação com o equilíbrio entre a preservação ambiental e o crescimento socioeconômico nunca foi tão forte no mercado, tornando-se um dos pilares do mercado.

Menor emissão de gases, preocupação com a origem e otimização dos materiais utilizados, uma iniciativa que além de ser sustentável, é vantajosa na relação custo benefício.

3 - Novas Tecnologias

Tanto avanço tecnológico provê o mercado de construção civil com diversas inovações. Softwares de gestão, ferramentas de otimização, aplicativos de monitoramento de obras, para cada necessidade, uma inovação.

Uma impressão 3d de uma casa inteira, por exemplo, já foi feita. Ainda é um custo que inviabiliza o grande uso, mas usar da tecnologia de impressão tridimensional para a confecção de moldes projetados, por exemplo, já facilita e muito a execução de um projeto.

Softwares de gestão dão uma visão geral e completa de todas as partes operacionais, técnicas e financeiras de uma obra. Como por exemplo a tecnologia BIM, que reúne os dados relativos a um projeto de forma clara e acessível para reduzir custos e economizar tempo.