Um mapa mental (mindmap) é uma espécie de diagrama que parte de um conceito central, ramificando informações para facilitar o entendimento de um determinado problema. Ele é orgânico.

Ele pode servir como ferramenta de apoio para o estudos e até um planejamento inicial para todo e qualquer projeto, executado em minutos.

O diagrama de um mapa mental pode contar com desenhos, fotos, linhas, setas e figuras geométricas. Qualquer elemento visual que possa contribuir na sua compreensão pode ser incorporado no processo.

Listamos aqui uma sequência fácil para criação de planejamentos com mapa mental:

1. Mantenha o foco na questão principal, ela é a raiz que irá sustentar todo o mindmap.

Para ter o melhor aproveitamento do diagrama, inicie com uma ideia central. Cada mapa deve tratar de um conceito ou tema central. Evite tratar de mais de um tema no mesmo mapa, isso pode acrescentar complexidade desnecessária para o trabalho.

2. Folha em branco

Se vai utilizar papel, sugerimos que comece com uma folha em branco na horizontal. Deste jeito você tem mais espaço para expandir as ramificações lateralmente. Você precisará de mais espaço conforme o mapa começar a crescer. E ele vai.

Para quem vai usar um software, basta iniciar um novo documento em branco.

3. Desenhe a imagem central

Faça um desenho no centro que represente o tema principal. Evite julgar o seu desenho em termos de beleza, a ideia é que você crie o seu mapa sem se preocupar com isso.

A utilização de uma imagem no centro, pode estimular o seu pensamento. Assim é possível criar novas conexões usando a sua imaginação. Portanto, não se reprima na hora de criar o desenho central. Este servirá como raiz do mapa, de onde os ramos vão surgir. Mas caso tenha mais urgência em materializar o plano que está na sua mente, use palavras ( se possível apenas uma ) que represente a ideia principal.

4. Use cores - Cor é vida !

Através do uso de cores é possível criar um sistema particular de classificação que vai enfatizar a ideia estimulando a sua mente. Sugerimos que use no mínimo 3 cores no seu mindmap.

Você também pode estabelecer um sistema próprio de significados com as cores. O vermelho pode ser usado para informações que sejam mais urgentes ou importantes. O amarelo pode indicar algum sinal de alerta, por exemplo.

5. Desenhe ramificações

A partir do centro, comece a desenhar ramificações utilizando linhas de espessuras variadas. Estes são considerados os primeiros galhos do seu mapa. Você também pode usar cores nos ramos, dando significado diferente para cada uma da forma que melhor entender.

Aqui você também pode estabelecer um sistema que dê significado para os tipos de ramificações. As linhas mais grossas podem indicar assuntos mais complexos. As linhas mais finas podem indicar possibilidades com menor relevância para o tema, por exemplo.

6. Curve as pontas

Na hora de desenhar os ramos, procure manter as pontas curvas. Este formato é mais interessante e memorável para a nossa mente do que as linhas retas. Fazendo isso, além de facilitar a memorização do seu mapa mental, você contribui para a estética do seu mapa.

7. Use palavras-chave

Em cada ramo do diagrama escreva uma palavra-chave associada ao tema. Evite usar frases elaboradas, elas acabam por confundir a mente e limitar o poder de memorização. Dê preferência para os termos curtos, que sejam de fácil memorização.

Procure usar termos que indiquem a essência da ideia central explorada. Assim você garante que o mapa cumprirá a sua função, sintetizando a informação e criando associações.

8. Crie ramos de segundo e terceiro nível

Conforme for expandindo a construção, crie ramos de segundo e terceiro níveis. Tudo no processo de criação deve privilegiar as associações entre os dados. Use seu mapa mental como um registro de um brainstorm, onde todas os insights são anotados.

Você ainda pode aproveitar para responder perguntas tais como: onde, quem, como e por que. Cada galho pode conter palavras-chaves que sirvam de respostas para estas perguntas ( Se lembra do artigo anterior com 5W2H ? Leia aqui ). Você ainda pode optar por usar imagens em cada galho para condensar ideias muito extensas.

Explicamos de uma maneira simples, mas com estas dicas básicas e com as ilustrações propostas, você tem uma ferramenta simples e poderosa para planejamentos mais urgentes.

Existem diversos softwares que podem ajudar neste processo também. Práticos, rápidos, dão acabamento e pode ajudar até na apresentação de um projeto no seu trabalho.

Gostou? Comenta aqui pra gente.