Você já se encontrou em situações onde precisou dar uma pausa a si mesmo e pensou: “nossa, deve ter um jeito mais rápido de fazer isso!”?

No cotidiano do desenvolvedor, cenários como esse são bem comuns! Felizmente, existem ferramentas que nos ajudam na maioria deles e, por vezes, nem as conhecemos!

Hoje eu vou compartilhar com vocês alguns atalhos que eu uso diariamente ajudam muito a minha produtividade! Usarei a versão 2019 do Visual Studio Community e vale lembrar que alguns deles podem estar configurados de forma diferente na sua máquina, por isso, indicarei os nomes para que você possa encontrar fácil e configurá-los como lhe servir melhor!

  1. Recolher para definições - CTRL + M + O

Você já abriu um código com muitas funções, classes e várias linhas? Por mais que a estrutura esteja organizada, é incômodo rolar milhares de linhas a procura de algo. Para facilitar esse processo, o Visual Studio nos permite recolher as definições! Os loops, as condicionais, as funções e classes são automaticamente “minimizadas” para uma linha, facilitando a busca!

  1. Envolver com - CTRL + K + S

Por vezes, escrevemos um trecho de código e percebemos que é necessário que ele seja envolvido por uma condicional, ou um laço de repetição. Antigamente, eu costumava recortar, escrever a definição que faltava e então colar o trecho para dentro do novo escopo. Com esse snippet, tudo o que você precisa fazer é selecionar o trecho que deseja envolver e pressionar as teclas de atalho e pronto! Agora, é só escolher a estrutura que você precisa implementar e seguir trabalhando!

  1. Comentar blocos de código - CTRL + SHIFT + ;

Quando queremos inutilizar uma parte específica de um código rapidamente, para fazer algum teste, por exemplo, geralmente, comentamos esse trecho. O problema é que as diferentes linguagens apresentam formas distintas de construir comentários para linhas únicas ou blocos e, na maior parte das vezes, não lembramos qual é o certo. No Visual Studio, basta selecionar o trecho e pressionar as teclas de atalho!

  1. Ações rápidas - CTRL + .

Frequentemente, precisamos instanciar uma classe que não consta nos statements “using”, que ficam no começo do nosso código. Ou, então, precisamos implementar uma interface, criar um método, gerar um construtor..

Tudo isso está acessível no menu de ações rápidas! Basta você pressionar as teclas de atalho que o Visual Studio se encarregará de oferecer as opções aplicáveis!

  1. Abrir a solução direto no gerenciador de arquivos do windows

É relativamente fácil se perder entre os inúmeros arquivos que temos das diferentes aplicações que desenvolvemos, e, buscá-los pelo windows explorer pode se tornar uma tarefa custosa. É possível acessar a pasta da solução diretamente por dentro do Visual Studio! Basta você clicar com o botão direito do mouse em cima do nome da sua solução e navegar até uma das últimas opções e clicar em “Abrir pasta no gerenciador de arquivos”. Pronto! Instantaneamente, o visual studio leva você até o diretório onde a sua solução está localizada!

Espero que esses atalhos possam, de alguma forma, melhorar a sua produtividade!

Se você conhece algum que não está nessa lista, sinta-se à vontade para compartilhar conosco! O ambiente colaborativo é muito importante para o crescimento da nossa comunidade!