Uma das funções mais importantes de um engenheiro estrutural é identificar quais são os pontos de atenção que se devem ter na elaboração de um projeto de edifícios de múltiplos pavimentos. O não reconhecimento desses pontos leva ao aumento do custo estrutural, dos retrabalhos internos e externos (e consequentemente, aumento do custo do projeto) e da insatisfação de todos os envolvidos.

Ao longo das semanas iremos abordar os 6 principais erros na elaboração de um projeto estrutural que impactam diretamente no produto final.

Entendimento correto do produto e as premissas da construtora

Identificação do padrão do empreendimento

Para edifícios de baixo padrão, a arquitetura acaba sendo mais flexível de forma a se adaptar melhor a soluções estruturais que modifiquem o ambiente e alguns aspectos do produto. Vigas que dividem ambientes são aceitas para esse tipo de produto, pois sua utilização acaba tornando menor a espessura média de concreto do pavimento. Em um edifício de médio e alto padrão, a flexibilidade acaba sendo menor pois a prioridade é não impactar de forma agressiva na arquitetura e no produto concebido. Veja bem, isso não significa que deve-se onerar a estrutura, mas sim trabalhar muito mais em conjunto com a arquitetura na sua definição.

Apartamentos com opção de sala estendida;

Em edifícios de concreto armado, a não opção de sala estendida pode gerar a possibilidade de utilizar uma viga na projeção da parede que divide a sala e o dormitório, gerando espessuras de lajes menores. Para edifícios em alvenaria estrutural, a não opção de sala estendida pode fazer com que essa mesma alvenaria que divide a sala com o quarto seja considerada estrutural, tornando possível também viabilizar lajes com menores espessuras.

Premissas da construtora

Algumas das premissas da construtora são extremamente importantes para a assertividade da estrutura. As diretrizes que mais impactam nessa fase são: rebaixo de lajes da sacada para viabilizar a solução estrutural da mesma; rebaixo dos níveis externos (térreo) para consideração correta da sobrecarga na estrutura; utilização de blocos de concreto ou cerâmicos para cálculo da alvenaria estrutural; definição das paredes de vedação (drywall ou alvenaria convencional) impactando nas cargas lançadas sobre a estrutura e na espessura das lajes.