A construção civil não é uma área costumeiramente vista como uma área sustentável. Com uma grande quantidade de entulho gerado nos canteiros de obras e alto uso de energia elétrica para a construção, sustentabilidade não costuma figurar entre as palavras que vêm à mente quando pensamos em Construção Civil.

Mas, existem formas de se tornar um projeto sustentável, desde a sua concepção até a sua entrega. Métodos que não só valorizam o projeto em si, mas retornam em economia e otimização de recursos futuros.

O conceito de sustentabilidade na construção civil trata de garantir que antes, durante e depois da construção ser concluída, ações de redução de impactos ambientais tenham sido tomadas de forma a viabilizar qualidade de vida para gerações futuras. Além de ético e desejável, a questão da sustentabilidade tem se tornado uma demanda cada vez maior.

Quais seriam as vantagens envolvendo a sustentabilidade na construção civil para os clientes, construtoras e futuros ocupantes dos imóveis?

A redução de gastos gerada pela otimização dos processos desde o projeto estrutural, buscando redução de materiais é uma das principais, possibilitando um projeto mais acessível. Incentivos fiscais também são pautas cada vez mais comuns para projetos com iniciativas sustentáveis, reduzindo o custo geral das obras. O conforto gerado para os proprietários pelas iniciativas arquitetônicas adotadas como controle térmico, de iluminação dentre outros fatores ambientais além de maior apelo visual que tais fatores geram.

Melhor argumento de vendas, uma vez que, como já discutimos, o sustentável é atraente no mercado imobiliário.

Entre práticas que podem ser adotadas para conseguir isenções fiscais, em cada região podem ser verificadas, mas as mais populares são: adotar o conceito de Green Building, a construção verde, que garante processos sustentáveis da concepção, construção e até uma eventual demolição gerando benefícios econômicos, ambientais e a saúde.

O uso de tecnologias e materiais sustentáveis.

Já existe no mercado de forma acessível o tijolo ecológico, tão resistente quanto o tijolo convencional, e é fabricado de formas mais ecológicas, além de concreto ecológico que opera de forma similar, emitindo menos poluentes. Tecnologias para economizar e gerenciar recursos, além de softwares para o gerenciamento do projeto, existem para facilitar e otimizar os processos em questão, facilitando a transformação de um projeto convencional em um projeto sustentável.

Normas técnicas reguladoras são o certificado que um projeto deve almejar ao definir-se que se trata de um projeto sustentável. Essas NBR vão garantir aos contratantes a certeza de que o projeto está seguindo o rumo desejado e trará as vantagens discutidas.

#fundamentos #estrutura #flecha #laje #projeto #estrutural #engenharia #rmmais #rmsempremais