A Alvenaria Estrutural e o Concreto Armado são métodos construtivos muito usados na construção civil. A principal diferença entre esses dois tipos de estruturas são as alvenarias. Em estruturas de Concreto Armado, por exemplo, as alvenarias fazem a função de vedação não fazendo parte do sistema resistente da estrutura, que é formado por pilares, vigas e lajes.

Entre as maiores vantagens da Alvenaria Estrutural em relação ao Concreto armado, podemos apontar o número reduzido de formas e a maior velocidade de construção. Além desses fatores, a  produtividade da Alvenaria Estrutural, é maior, levando assim à um custo menor de obra em relação ao sistema de concreto armado, com pilares, vigas e lajes.

Por outro lado, estruturas de Concreto Armado possuem menores restrições de vãos e de altura, possibilitando vãos de 6, 7 metros e edifícios altos com 40 pavimentos, por exemplo. Subsolos com garagem necessariamente precisam ser executados em estruturas de concreto armado para que se tenha área para circulação e estacionamento.

Cada sistema possui suas vantagens e desvantagens, e seus custos são influenciados por diversos fatores, mas a alvenaria estrutural, em geral, oferece uma redução de custos que pode chegar a 15%. Entretanto, toda estrutura deve passar por uma cuidadosa análise para que se confirme a viabilidade do uso da alvenaria estrutural. A escolha deve ser feita baseado em qual sistema melhor se aplica às características do projeto, terreno e finalidade do empreendimento.

#RMMais #RMSempreMais #Engenharia #BIM #EngenhariaEstrutural #EngenhariaCivil