O mercado atual não reserva espaços para empresas e/ou profissionais que não fazem uso de linguagens de programação. Com o auxílio de ferramentas computacionais, conseguimos otimizar tempo, reduzir custos, refinar modelos e muito mais. Aliás, semana que vem conversaremos um pouco mais sobre o papel dessas ferramentas e como incorporá-las ao seu processo produtivo.

Por hoje, vou indicar algumas bibliotecas que, na minha opinião, são essenciais para o desenvolvimento de algoritmos na nossa área.

Xlwings

Todos nós usamos planilhas de Excel diariamente para auxiliar nos mais diversos tipos de cálculos. Mas, você já deve ter se encontrado em uma posição onde só com planilhas o seu problema não poderia ser resolvido. Xlwings é a ferramenta ideal para esse momento. A biblioteca permite que você manipule arquivos e dados em Excel de forma rápida, e abre todo o mundo incrível que Python pode te oferecer!

Sabe o que é o melhor? Depois de todo o processo, você pode escrever uma planilha novinha programaticamente através do Xlwings com os resultados!

Numpy

Numpy é uma biblioteca muito poderosa que usamos, principalmente, para cálculos que envolvem matrizes. Integração, diferenciação, interpolação e outras tarefas matemáticas também são facilmente resolvidas pela biblioteca, o que pode se traduzir em uma redução significativa no tempo de execução de certas etapas de cálculos do nosso cotidiano!

Matplotlib

Matplotlib é uma ferramenta incrível para plotar gráficos! É isso. Lidamos diariamente com funções e dados que as vezes precisam ser visualizados de uma forma mais clara e mais interativa. Matplotlib torna tudo isso possível!

Seaborn

Seaborn é uma biblioteca baseada em matplotlib! Essa ferramenta nos oferece uma poderosa interface para plotagem de gráficos, mas com um foco maior em dados estatísticos. No mundo em que vivemos, DDDM – Data Driven Decision Management – é uma parte importante dos processos internos das empresas, independente do seu Market Share. E, por vezes, precisamos visualizar os dados coletados de forma concisa e eficiente. Seaborn será o seu melhor amigo nesses momentos!

SymPy

Voltando um pouco para o aspecto matemático de nossa amada profissão, eu tenho mais uma dica: Sympy. Acho importante mencionar essa biblioteca por conta dos recursos de geometria analítica oferecidos, além da possibilidade de resolução de equações e análises combinatórias. Uma ferramenta poderosa que definitivamente vale o investimento de tempo para estudá-la.

Gostou do artigo? Tem alguma sugestão de tema?

Deixa aqui nos comentários!

#RMmais #RMSempreMais #BIM  #Inovação #Revit #Engineering #Phyton #Cad #RevitAPI