Desde os tempos antigos o concreto é utilizado para a construção de estruturas mais resistentes, os romanos usaram concreto para erguer um império e algumas construções resistiram aos milênios, o que mostra a resistência do material.

Existem registros dos romanos adicionando diversos materiais para tentar obter um concreto mais resistente ou mudar suas características, entre os materiais podemos listar clara de ovos,sangue, leite ou banha como os mais incomuns. Aos materiais incorporados à mistura de cimento, água, areia e brita é dado o nome de aditivos.

Hoje, graças aos avanços dos estudos da engenharia moderna, conhecemos diversos materiais e diferentes usos para obtermos resultados variados do concreto final desde ampliar qualidades a minimizar desvantagens do material.

E quais são os aditivos mais utilizados no concreto?

Redutores de água

A função principal dos redutores de água é produzir um concreto com uma certa trabalhabilidade com menor relação água/cimento comparado a um concreto sem aditivo.

O seu uso busca atingir alguns desses efeitos:

  • Melhorar a trabalhabilidade sem reduzir a quantidade de água e resistência
  • Reduzir a massa de cimento com manutenção da trabalhabilidade e resistência
  • Aumentar a resistência com manutenção da trabalhabilidade por meio da redução da relação água/cimento

Modificadores de pega

Entre os modificadores de pega, temos os retardadores e os aceleradores.

Como o nome sugere, retardam a osmose da água nos grãos de cimento e, consequentemente, permite um maior tempo de manuseio do concreto.

Esses aditivos produzem um maior calor total de hidratação, mas que é dissipado de forma mais lenta, gradual e menos intensa. O uso desses aditivos exige um processo de cura de qualidade rigorosamente controlada.

Os aceleradores, por outro lado, buscam diminuir o tempo de pega e, com isso, desenvolver altas resistências nas idades iniciais.

Incorporadores de ar

Esse tipo de aditivo são, geralmente, materiais orgânicos que são adicionados na água de amassamento do concreto que buscam promover a entrada de uma quantidade controlada de ar, com objetivo de formar microbolhas uniformementes distribuídas por toda a massa de concreto.