Em um país de proporções continentais como o Brasil existem diferentes tipos de clima e isso gera situações como temperaturas escaldantes no nordeste do país e termômetros marcando temperaturas abaixo de zero em certas regiões do extremo sul.

Como então, essas temperaturas são levadas em conta na construção civil?

Temperatura é por definição a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema. Essa temperatura é a representação da agitação das moléculas dos materiais. Em um corpo aquecido, suas moléculas apresentam maior energia cinética em relação ao seu estado natural, enquanto um corpo com menor temperatura apresenta uma energia cinética menor em suas moléculas.

Um corpo aquecido tende a expandir, uma vez que suas moléculas estão mais agitadas e, consequentemente, ocupam mais espaço. Essa oscilação é pequena, mas quando colocamos esse cálculo em uma escala maior, é possível imaginar o que pode acontecer.

Cada material possui um coeficiente de dilatação térmica que representa a sensibilidade à alterações térmicas daquele material. O concreto, por exemplo, reage de maneira diferente do aço quando expostos à mesma temperatura. Entender o comportamento dos materiais quando expostos a diferentes temperaturas é fundamental para decidir qual deve ser utilizado em determinada situação.

Existem dispositivos na construção civil para lidar com a dilatação dos materiais, que são as chamadas juntas de dilatação ou movimentação. Essas juntas são calculadas e dimensionadas com base na movimentação que a estrutura pode apresentar e são aplicadas nos pontos mais críticos de forma a permitir que o material possa se expandir ou contrair sem causar danos. Em áreas externas, como calçadas, é possível ver rasgos ou cortes feitos para tentar diminuir os efeitos de dilatação e evitar rachaduras que representem um risco à estrutura do material.

Mais do que evitar fissuras e rachaduras, a maior importância dessas juntas é estrutural. Movimentações não controladas da estrutura podem comprometer a segurança geral da construção e, por isso, são previstas e dimensionadas em um bom projeto estrutural.

#rmmais #calculo #rachaduras