Quando falamos em alvenaria, de forma geral, podemos resumir em um conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas e unidas por uma argamassa, formando elementos verticais. Esses elementos são responsáveis, por resistir às cargas aplicadas, impactos, proteção acústica, vedação e etc. Em geral, podemos dividir a Alvenaria em dois tipos, Alvenaria de Vedação e Alvenaria Estrutural. Uma, como o próprio nome sugere, serve de estrutura para as construções, e dispensa o uso de pilares e vigas, já a Alvenaria de Vedação faz o papel de vedar os vãos das paredes.

Quando trabalhamos com alvenaria estrutural, é preciso levar em conta que o projeto precisa ser muito bem detalhado, levando em conta a compatibilização com os projetos hidráulicos e elétricos. Como a alvenaria serve de estrutura para a construção, alterações posteriores podem apresentar riscos à integridade da estrutura. Também devem ser determinados os vãos das janelas, elevadores e garagens para que seja estabelecida a medida dos blocos, garantindo uma obra mais econômica e sustentável.

Em projetos grandes, o calculista deverá levar em conta as armaduras para os blocos de alvenaria estrutural, de forma semelhante a como acontece com o concreto armado. Os blocos que formam o sistema de alvenaria estrutural podem ser feitos de concreto, cerâmica ou sílico-calcário, próprios para a finalidade da alvenaria estrutural.

Dentre as vantagens de se utilizar a alvenaria estrutural, se destacam a rapidez e facilidade para a construção e a redução de mão de obra. Por outro lado, por não permitirem alterações posteriores à obra, apresentam limitações nos vãos livres e na estética dos projetos.

Já a alvenaria de vedação não atua em colaboração com vigas e pilares de concreto armado, ou estruturas metálicas para a sustentação do edifício, pois apenas fazem a vedação das paredes e separam ambientes. [U1] Bastante utilizado no Brasil, é versátil e suporta futuras reformas e dá maior liberdade arquitetônica, mas, apresenta um custo relativo maior [U2] e demanda mais tempo de execução.

Em cada projeto, um tipo de alvenaria pode ser escolhido levando em conta custos, finalidade, recursos disponíveis, materiais ou o tempo. Deve-se analisar as particularidades de cada um e uma análise por parte dos engenheiros pode indicar o melhor uso para o projeto, visando o custo-benefício.

Aditivos para concreto, tipos e usos

Concreto