A BUSCA PELO EQUILÍBRIO PERFEITO

Erros mais comuns na elaboração de um projeto estrutural – Parte 3

No último artigo, vimos a importância de se definir e analisar corretamente os pórticos estruturais e os núcleos rígidos. Vimos também a importância da estabilidade e do deslocamento da estrutura, tomando sempre bastante cuidado na definição do vento. Nessa semana iremos abordar um assunto simples mas que pode gerar uma enorme dor de cabeça se concebido erroneamente.

  1. Definição incorreta das articulações e apoios da estrutura (casos especiais)

Articulações de vigas ligadas a elementos rígidos

Esse é o item mais importante desse tópico pois a não verificação das vigas que fazem as ligações dos pórticos estruturais podem impactar diretamente na estabilidade e na deformação do edifício. Deve-se avaliar o efeito da cortante e do momento fletor sobre essas vigas para garantir a consistência da estrutura. Um dos erros mais comuns é considerar uma articulação excessiva nessa viga para combater o momento gerado na ligação da mesma com o pilar. Localmente consegue-se resolver o problema do detalhamento da viga, mas deve-se verificar qual o efeito dessa solução na estabilidade da edificação.

Articulações em lajes de sacada

Esse item parece ser simples, mas não é. A definição da articulação das lajes de sacada depende das definições passadas pela construtora (padrão de rebaixo dado pela impermeabilização) sendo que muitas delas já determinam o que preferem adotar nesses trechos em questão de rebaixo de lajes e vigas de borda. Dependendo da arquitetura e do produto concebido, muitas vezes é difícil garantir a continuidade da face superior da laje interna do apartamento com a sacada (representada pela armação negativa do trecho), gerando essa articulação na estrutura, impactando no ELS e gerando uma grande dor de cabeça se esses trechos não forem analisados corretamente.

Definição correta dos apoios das rampas

É sempre importante pensar no apoio das rampas para determinar os trechos de continuidade da estrutura para atender principalmente o ELS (acaba sendo muito mais limitante para a altura da rampa do que a própria armação dos trechos) na elaboração do projeto. Deve-se prever grelhas de captação de água para rampas impermeabilizadas que não possuem cobertura e respeitar o pé-direito livre do pavimento.

Definição correta dos apoios das escadas

A não definição dos apoios das escadas pode levar a um gasto extra na estrutura principalmente em edificações com duplex e em prédios de alvenaria estrutural que possuem vigas de transição. Escadas jacarés necessitam de um apoio intermediário entre os lances das escadas e fazer uma transição para essa parede de apoio muitas vezes inviabilizam e estrangulam os acessos (circulação de 1,21m livre no osso) no térreo. Para evitar esse problema, deve-se pensar não só no apoio da estrutura, mas também em qual solução será dada para a execução da escada.