Importância da definição de Projeto Estrutural

Na semana passada, vimos a importância do entendimento correto do produto e da identificação de quais são as premissas da construtora como forma de evitar erros na elaboração de um projeto estrutural. Nesta semana continuamos a abordagem do assunto descrevendo a importância da definição.

1.   Definição dos pórticos principais e núcleo rígido do edifício

- Simetria do edifício

Arquiteturas de tipo simétricas abrem a possibilidade de se fazer estruturas simétricas. Para edifícios altos, a manutenção da simetria da solução estrutural evita o efeito indesejável e de difícil avaliação de torção no prédio, principalmente nos casos em que o centro geométrico do edifício é muito deslocado em relação ao seu centro de torção, fazendo com que sejam necessárias análises com túnel de vento para viabilizar a estrutura (existem estudos comprovando que a análise da estrutura tomando o vento calculado pela NBR 6123 é insuficiente para viabilizar o edifício).

Para prédios baixos pode-se ter uma flexibilidade maior e até adequar os pilares do tipo em uma posição favorável que evite estruturas de transição, quando aplicáveis.

A simetria também abre a possibilidade de se fazer pórticos rígidos simétricos que ajudam na estabilidade do edifício.

- Continuidade das alvenarias

Em um projeto de alvenaria estrutural, a continuidade das alvenarias é importante pois são elas as principais responsáveis por garantir a estabilidade do prédio. Recortes nas fachadas, recortes nas alvenarias internas garantindo circulação nos corredores dos tipos ora com 1,21 m, ora com 1,51 m também são prejudiciais para o cálculo macro da estrutura. O maior erro nesse caso seria permitir que em uma arquitetura recortada, a estrutura não analise o efeito dos lintéis nas paredes, a estabilidade do prédio e a armação das paredes dos pórticos.

- Pilares do elevador e caixa de escada

Os pilares do elevador e o trecho da caixa da escada são excelentes locais para ser criado um núcleo estrutural rígido que contribua com a estabilidade do edifício. Pilares em L e em U contribuem com a edificação mas também geram esforços significativos na fundação, por isso deve-se ter cautela e trabalhar conjuntamente com a fundação para otimizar o resultado da estrutura. Quando possível, evite pilares em L e em U pois são pilares que possuem uma complexidade maior em sua execução.

- Análise do vento, estabilidade e deslocamento da estrutura

A análise do vento deve ser adequada ao local de construção do edifício respeitando sempre a NBR 6123. Para edifícios altos, o mais adequado é realizar estudos com túnel de vento para viabilizar a estrutura. A incorreta definição dos parâmetros de cálculo pode gerar um acréscimo de 50% (às vezes até mais) sobre os esforços submetidos na base da estrutura.             A estabilidade e o deslocamento do edifício também devem ser objetos de primeira análise na concepção da estrutura para não se ter que mudar uma boa parte da estrutura ao longo do desenvolvimento do projeto, gerando retrabalho e atrasando o desenvolvimento de todas as áreas envolvidas no projeto.