Alta competitividade no mercado e uma concorrência acirrada são coisas que um engenheiro estrutural precisa se acostumar desde cedo para tudo dar certo. Mas, mesmo em um mercado aquecido, existem práticas que diferenciam os engenheiros bem sucedidos dos que ficam para trás.

Confira algumas dicas de práticas que são comuns entre engenheiros de sucesso.

1 - Desenvolva Visão Crítica

Duas características são importantes de serem observadas já no início dos estudos, Bom senso, e senso crítico.

Ambos vêm com a experiência, mas o senso crítico, ou visão crítica, pode ser exercitada e desenvolvida.

A capacidade do engenheiro de analisar uma estrutura como um todo e lançar uma visão analítica sobre cada aspecto do projeto é muito desejada e importante, pois o engenheiro é responsável por toda a estrutura e deve ter em mente todos os pontos críticos e funcionamento.

2 - Atualização Tecnológica

Quem não se atualiza e não acompanha a evolução do mercado está fadado a ficar obsoleto.

Como mostramos no texto anterior, o mercado de engenharia usa de diversos softwares para tirar do papel os projetos. Sempre se manter antenado no que há de mais novo no mercado para auxiliar o trabalho do engenheiro é também uma forma de sempre oferecer o melhor serviço para o seu cliente.

Tecnologias para o desenho do projeto, para auxiliar o dimensionamento das estruturas, para o controle das etapas, todas são imprescindíveis para o Engenheiro moderno, facilitando o trabalho e aumentando o padrão de segurança geral do projeto.

3 - Atualização Acadêmica

Também é importante manter os conhecimentos sempre afiados. Fique atento a cursos, atualizações e congressos. O contato com novas técnicas, tendências e padrões do mercado contribui para que os conhecimentos sejam ainda mais aplicáveis.

O aprendizado é uma tarefa contínua que não se encerra no fim dos estudos. Manter-se atualizado com as tendências do mercado é um dos maiores diferenciais entre engenheiros que estão estagnados no século passado com técnicas ou práticas e os que já estão na vanguarda da profissão.

4 - Organização e Metas!

Saber se organizar e desenvolver metas são práticas recomendadas em todas as carreiras. Para um engenheiro, essa recomendação é multiplicada! Pelas características pragmáticas e comprometimento exigidos pela profissão para garantir um alto nível de excelência em cada projeto.

Desenvolver uma rotina, manter uma organização para atingir as metas estabelecidas é a melhor forma de aumentar a sua produtividade, e manter o foco e a concentração. Organize bem seu ambiente de trabalho e adote uma rotina e um padrão para resolução das atividades.

Trabalhe com metas de curto e longo prazo.

Dividir grandes tarefas em pequenas metas de rápida resolução é uma boa maneira de manter a produtividade em alta e dar conta de todas as tarefas.

5 - Rotina de checagem e gestão de erros

Erros vão acontecer. Isso é um fato.

Saber como lidar, antever e ter uma rotina para a resolução desses erros durante o projeto estrutural é o que diferencia os engenheiros.

É necessário estabelecer padrões e rotinas de checagem em todas as etapas do projeto, garantindo que as verificações sejam feitas mesmo nos itens mais básicos.

Não deixar nada para trás e garantir a excelência em todas as etapas é a tarefa do engenheiro, visitando o canteiro de obras e verificando a execução de tudo o que foi previsto no projeto.

Essas são algumas práticas que destacam os profissionais da engenharia, desenvolver essas boas práticas é sair na frente em um mercado tão competitivo e exigente.