Trabalhar o seu networking significa investir em criar e manter uma rede de conexões na sua área e em áreas relacionadas. Essa é uma ótima estratégia que pode gerar indicações para vagas de engenharia, novas informações sobre o mercado e a profissão.

O networking pode ser iniciado desde a graduação. O aluno pode estabelecer vínculos com os professores e colegas, inclusive os de turmas diferentes. Isso pode fazer toda a diferença no início da carreira, e certamente o fará durante toda ela.

Depois da formatura, engenheiros civis e pessoas recém formadas em geral, podem sempre conhecer mais pessoas da área ao frequentar eventos como congressos, workshops, seminários, cursos diversos e muitos outros tipos de atividades.

No meio digital, o LinkedIn também é uma ferramenta de networking bastante valiosa. Ele pode te ajudar não somente a conhecer pessoas influentes, mas também a entender melhor o mercado e quais as suas necessidades no momento.  

Eventos !

É importante frequentar eventos da área para conhecer pessoas. Mas esse não é o único motivo. É essencial manter-se sempre atualizado e, para isso, os profissionais precisam continuar estudando sempre, mesmo depois de formados.

Nesses eventos sempre são apresentadas e debatidas novas ideias, tecnologias,  informações e processos. O engenheiro que mantém seus estudos em dia está sempre um passo à frente.

Um exemplo é a legislação ambiental, que pode ser alterada em alguns momentos e influenciar bastante a forma dos profissionais executarem seu trabalho.

Atividades correlacionadas !

Por mais que a área da construção civil seja a mais tradicional e talvez uma das mais procuradas pelos profissionais recém formados, procurar se envolver com áreas correlacionadas melhora imensamente a qualidade dos projetos que irá produzir.

Além de ser uma maneira bem prática e viável de você adquirir experiência com o mercado de trabalho, trabalhar com, por exemplo, projetos de meio ambiente, saneamento básico, segurança do trabalho, lecionando, etc., pode te ampliar os horizontes e fazer com que você enxergue novas alternativas.

E você ainda aprende a socializar.

Você sabia que as suas habilidades para conviver e se relacionar com as outras pessoas muitas vezes podem ser mais levadas em consideração do que seu conhecimento e capacidades técnicas?

Pois é, isso por que pessoas com baixo ou pouco conhecimento podem sempre ser treinadas, mas pessoas que são tidas como “difíceis de lidar” são mais difíceis de mudarem.

Um bom relacionamento interpessoal é algo muito levado em consideração na grande maioria dos processos seletivos.

Os profissionais de RH avaliam a capacidade da pessoa de se comunicar e transmitir mensagens claras aos outros, se ela tem empatia, se ela sabe receber críticas, se lida bem com a diversidade, se é capaz de trabalhar em equipe e inúmeros outros fatores. Os chamados “soft skills” !

Estas também são características de ótimos líderes, ou seja, caso você almeje um dia alcançar cargos mais altos, é preciso saber conviver bem com as pessoas que trabalha.

Se você sente que é “uma pessoa difícil” pode trabalhar isso fazendo terapia, cursos de oratória e comunicação não violenta e muito mais.

Bom, esse foi nosso post com dicas para engenheiros civis e outros profissionais em início de carreira. Caso você tenha alguma dica diferente, deixe um comentário abaixo e compartilhe com outras pessoas.

Nos vemos na semana que vem !


#projeto #engenharia #engenhariacivil #rmmais #rmsempremais #engenheiro #networking #interpessoal #softskills