A importância de um bom projeto estrutural, e as consequências de um mau projeto estrutural

Em qualquer coisa que fazemos na vida, quanto maior a complexidade, em geral, maior cuidado é necessário na preparação.

Assim é na engenharia com quase tudo!

Em um projeto, as etapas iniciais são essenciais para que o projeto siga da melhor forma, evitando problemas estruturais que podem gerar patologias e até o desmoronamento da estrutura.

O Cálculo Estrutural é essencial nesse início, quando se aplica o dimensionamento ao desenho nascido na etapa da concepção estrutural e se estudam as dimensões e materiais de vigas, pilares, lajes e fundações. Essa etapa leva cálculos minuciosos e garante a economia, segurança, longevidade e sustentabilidade do projeto.

Quando um projeto estrutural é feito e desenvolvido da maneira adequada, ele abrange todos os setores da construção, de forma a fazer com que a estrutura trabalhe de forma harmônica.

Claro que uma etapa tão importante traz consigo riscos igualmente grandes em caso de não ser dada a devida atenção. O que, infelizmente, acontece mais do que deveria.

Não é raro usar a experiência dos trabalhadores da construção civil para descartar a necessidade de um projeto, essa ilusão de segurança pode custar caro, o projeto não apenas estuda formas de deixar o projeto mais econômico, mas ele leva em consideração todos os esforços que serão aplicados na estrutura, com apoio matemático e de fórmulas bem embasadas é muito mais confiável do que a “confiança” de um profissional que dispensa o seu uso, e pode causar patologias à estrutura ou mesmo o seu desmoronamento eventual.

Além disso, o projeto é economicamente mais atrativo, pois, os gastos com a execução da estrutura chegam a 1 quarto de todo o custo de uma produção, numa etapa em que erros são difíceis (e caros) de serem reparados. Já o projeto, custa em torno de 1 a 2% do custo total do empreendimento, e nos ajuda a evitar os erros antes que eles aconteçam. É melhor e mais barato prevenir do que remediar.

Logo, é seguro afirmar que a elaboração de um projeto estrutural completo e confiável é essencial para um empreendimento. Com muitos benefícios para o cliente, o principal deles, a segurança da construção e sua grande economia. O projeto não traz problemas e evita dores de cabeça para todos os lados.